domingo, 28 de março de 2010

Aminoacido Taurina

Pouco conhecida e divulagada, mas bastante utilisada na fabricação de energeticos como  Red Bull a Taurina mostra-se um enportante aminoacido, conhessa um pouco mais desse aminoacido:
O nome Taurino deriva de Bos Touro (Bílis de Boi), da qual foi isolada pela primeira vez há mais 150 anos. Porém, foi somente há cerca de 25 anos que os cientistas identificaram suas diferentes funções. Como a Glutamina, a Taurina é um aminoácido que pode servir para tudo e todos. É absolutamente essencial em crianças lactentes, por isso, é um componente essencial do leite materno e de todas as formulas de leite e alimentos para bebês. Em adultos, ela não é mais essencial, com exceção de certas circunstâncias, como períodos de stresse, intenso treinamento ou no caso de deficiência.

A potencia enorme desse aminoácido quase sempre não é informado, e ainda não temos entendido completamente ou descoberto o papel que a Taurina exerce na nutrição humana. Não obstante, ela tem uma gama extensiva de aplicações, não só entre esportistas, mas também com relação á saúde em geral.
Todas as formas de stresse (trauma, operações cirúrgicas, fome, queimaduras, infecções, exercício intenso, alterações psicológicas, ansiedade, etc.) provocam uma depreção dos níveis de taurina e Glutamina nos músculos.

A taurina mostrou prevenir a degradação de proteínas estruturais em músculos esqueléticos.
Estudos em animais mostraram que há um aumento no desenvolvimento e crescimento dos músculos esqueléticos quando este aminoácido é incluído como suplemento na dieta.
Uma relação direta foi observada entre a suplementação de taurina e o aumento na síntese de proteína enquanto inibe a taxa de ecatabolismo induzida por stresse ou treinamento intenso. Isso significa um aumento na MASSA MUSCULAR MAGRA.
Há concentrações altas de taurina em músculos esqueléticos, em que é encontrada, principalmente, na sua forma livre.

A taurina mostrou estar envolvida nos mecanismos de excitação – contração de músculo esquelético, afetando a transmissão dos mais elétricos dirigidos para as fibras musculares. Isso é particularmente importante para assegurar um ótimo desempenho dos músculos. Evidencia cientificas: em um estudo feito em ratos, investigadores examinaram os músculos gastrocnêmio, sóleo e o músculo extensor longo dos dedos (ELD), tendo cortado previamente o estimulo nervoso a estes músculos por 28 dias. No ELD, um músculo no qual as fibras rápidas predominam, isso causou uma duplicação na concentração de taurina. No gastrocnêmio, um músculo com uma mistura de fibras lentas, a concentração de taurina aumentou, mas menos que no que no ELD.
No sóleo, no qual fibras lentas predominam, nenhuma mudança foi observada.
Conclusão: músculos demonstram uma resposta especifica a respeito da taurina: fibras rápidas são mais afetadas que fibras lentas. Sendo que em seres humanos as fibras mais rápidas hipertrofiam em resposta ao treinamento resistido, seria esperado que a taurina pudesse ajudar no crescimento de fibras musculares junto com treinamento de alta intensidade.


fontes: maronbapura.com.br, redbull.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário