sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Entenda mais Sobrre o Arroz

Meia xícara de arroz branco contém aproximadamente 100 calorias, enquanto o arroz integral pode ter de 105 a 110 calorias. O arroz integral é significativamente mais fibroso, com 1,6g de fibras por meia xícara, em comparação com 0,03g na mesma quantidade de arroz branco. O arroz é o verdadeiro alimento básico no planejamento das refeições. Ele é um dos ingredientes dos pratos quentes e frios compostos de cereais para o café da manhã, uma base excelente para saladas e um acompanhamento natural para legumes, peixe, carne e queijo.

O farelo de arroz também adiciona volume a biscoitos e pães. Há milhares de anos o arroz é o alimento básico de mais da metade da população do mundo. Como a cevada e a aveia, o arroz cresce dentro de uma casca protetora, que tem que ser removida para que se possa utilizar o grão como alimento. Muitos nutrientes se perdem, como o farelo e os gérmens, que são removidos no processo de moagem para obter o arroz branco.
O arroz integral, que consiste de caroços intactos em camadas de farelo tem um valor nutritivo maior do que o arroz branco. O arroz branco cultivado e processado é freqüentemente enriquecido com ferro.
O arroz deve ser cozido num volume de água que represente apenas o dobro do seu volume. Essa água será absorvida pelos grãos, garantindo a preservação do seu conteúdo nutricional. O arroz parabolizado é processado por um método tradicional há mais de dois mil anos: o grão inteiro é parboilizado, deixando a casca solta e, desse modo, facilitando a moagem. Noventa por cento das calorias do arroz vêm dos carboidratos.

ORIGEM DO ARROZ

Ingrediente comum da culinária em diversos países, o arroz é originário da Ásia e cultivado há pelo menos 5 mil anos. Os grãos foram introduzidos no Egito e na Itália pelos árabes e deram origem a diversas receitas. Na Itália, os risotos e na Espanha, as paellas atribuem ao arroz o papel principal na cozinha.
Na América, o arroz foi introduzido quando um navio castigado pelas tempestades chegou às docas de Charleston, na Carolina do Sul. O capitão da equipe deu algumas sementes a um fazendeiro local.
A matéria-prima do risoto também era utilizada na China para fazer sorvete. No Brasil, o arroz está presente no dia-a-dia das mesas de restaurantes e em casa e combinações exóticas ou as mais tradicionais conquistam o paladar de todos.

TIPOS DE ARROZ

Arroz Vermelho
Apresenta uma película vermelha em seus grãos.

Arroz Parboilizado
Passa por tratamento em água fervente quando os nutrientes são transferidos para a parte interna dos grãos.

Arroz Basmati
Especialidade indiana, esse tipo de arroz é perfumado e saboroso. Muito utilizado na Itália, Portugal e Espanha, principalmente nas paellas.

Arroz Tailandês
Também conhecido como Jasmim, apresenta aroma e textura macia.

Arroz Selvagem
Rico em nutrientes, pouco calórico e geralmente utilizado em misturas com o Arroz Branco.

Arroz Japonês
Conhecido também como Cateto, tem grande quantidade de amido e deve ficar de molho durante 1 hora antes de ser cozido, o ponto ideal para o cozimento de sushis.

Arroz Ráris
Uma tipo que reúne sete cereais, entre eles o Arroz Integral e o Selvagem.

Arroz Agulha
É o arroz branco polido, o mais comum na culinária brasileira.

Arroz Integral
Rico em fibras, vitaminas e sais minerais pode ser encontrado em grãos longos ou curtos.

Noventa por cento das calorias do arroz vêm dos carboidratos. Meia xícara de arroz cozido representa uma das 6 a 11 porções diárias de carboidratos recomendadas pelos nutricionistas. O arroz integral é significativamente mais fibroso, com 1,6g de fibras por meia xícara, em comparação com 0,03g da mesma quantidade de arroz branco.
O conteúdo de proteína de arroz, entre 2,0 e 2,5mg por meia xícara, fica abaixo de outros cereais, mas o equilíbrio de aminoácidos supera os outros tipos de grãos.
As variedades de arroz enriquecidas contêm ferro e vitaminas do complexo B, e quando combinado com feijão e outras leguminosas, como ervilha ou lentilha, transforma-se em rica fonte de proteína.
Como é de fácil digestão, é útil para restabelecer as funções intestinais depois de uma crise de diarréia, e muito raramente provoca alergias.

Fontes:MuscleMassaBlog, Fernando Benati, Afabio Brasil Arquivos, plantasmilagrosas.blogspot.com, obagastronomia.com.br, raimhasdolar.com.br, copacabarunners.net, degratis.com.br. nativafmpianco.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário